A palavra método significa caminho ou processo racional para
atingir um dado fim. Agir com um dado método supõe uma prévia análise dos
objectivos que se pretendem atingir, as situações a enfrentar, assim como dos
recursos e o tempo disponíveis, e por último das várias alternativas
possíveis. Trata-se pois, de uma acção planeada, baseada num quadro de
procedimentos sistematizados e previamente conhecidos.
Em pedagogia, entende-se por métodos os diferentes modos de
proporcionar uma dada aprendizagem e que foram sendo individualizados pelos
pedagogos ou a investigação científica.
O método não diz respeito aos vários saberes que são
transmitidos, mas sim, ao modo como se realiza a sua transmissão. Podemos definir um
método pedagógico como:
Uma forma específica de organização dos conhecimentos, tendo com conta os objectivos da programa de formação, as características dos formandos e os recursos disponíveis.
1. Tipologia dos Métodos Pedagógicos
Estamos longe de uma classificação
universal dos métodos pedagógicos. Roger Mucchielli, por exemplo, propos uma
classificação dos métodos baseada num "contínuum" desde os completamente "passivos" aos mais "activos". Pierre Goguelin
agrupou-os em três grandes grupos: Métodos Afirmativos (expositivos e demonstrativos),
Métodos Interrogativos e Métodos Activos. Actualmente esta
classificação tende a ser feita em função do recurso pedagógico que
é particularmente valorizado.
Classificação dos Métodos
Pedagógicos
Verbais
(Dizer)
|
Intuitivos (Mostrar) | Activos ( Fazer) |
Exposição
Explicação
Diálogo
Debates
Conferência
Painel
Interrogação
|
Demonstração
Audiovisuais
Textos Escritos
|
Trabalhos em Grupo, em Equipa
e de Projecto
Estudo de Casos
Psicodramas
Role-Play
Simulação e Jogos
|
A transmissão oral dos saberes, continua a ser a mais clássica, mas também a mais moderna foram de comunicação pedagógica. A sua enorme diversidade decorre obviamente das própria multiplicidade de formas a que podemos recorrer para expôr ou interrogar os alunos sobre um dado tema.
1.2.Métodos Intuitivos
Trata-se de mostrar algo a alguém de forma a que possa intuir, apreender ou perceber o que se pretende transmitir.
1.3.Métodos Activos
Um dos primeiros grandes teóricos deste tipo de métodos foi Pestalozzi(1746-1827). Influenciado pelas ideias de Rosseau defendeu que a educação deveria "preparar os homens para certos desempenhos na sociedade". A educação devia apresentar-se como um desenvolvimento natural, espontâneo e harmónico das disposições humanas mais originais, na sua triplice dimensão: a vida intelectual, moral e artística e técnica. No final do século XIX, foram finalmente consagradas as bases filosóficas da pedagogia contemporânea. William James (1842-1910), concebeu a educação como "um processo vivo que permite ao homem reagir adequadamente face às mais diferentes circunstâncias". John Dewey (1859-1952), concebeu a educação baseada na acção. A sua pedagogia activa assenta nos seguintes princípios:
Ao longo do século XX a pedagogia activa, conheceu inúmeros avanços téoricos e práticos, influenciando todos os outros métodos de ensino.1. O aluno só aprende bem quando o faz por observação, reflexão e experimentação (auto-formação);
2. O ensino dever ser adaptado à natureza própria de cada aluno (ensino-diferenciado);
3. Deve desenvolver, não apenas a sua formação intelectual, mas também as suas aptidões manuais, assim como a sua energia criadora (educação integral);
4. A matéria de ensino deve ser organizada de uma forma que produza uma efeito global na formação do aluno (ensino global);
5. O ensino deve contribuir para a socialização do aluno, por meio de trabalhos em grupo, respeitando e fortalecendo sempre a individualidade dos alunos. A educação é vida e educar é preparar para a vida (ensino socializado).
Estes métodos tem vindo a impôr-se devido a cinco razões essenciais: a)A crescente importância dada às vivências individuais; b) O aumento da motivação ligada a actividades que envolvem directamente o formando; c) A necessidade incrementar os hábitos de trabalho em grupo, para o aperfeiçoamento das relações humanas; d) A mudança do papel do formador, este deixou de ser visto como o detentor do saber, para ser encarado como um facilitador e animador; f) A evolução dos métodos de controlo, que passaram de um sistema de autoritário, para outros baseados no auto-controlo, auto-avaliação dos individuos e do grupo.
II. Escolha dos Métodos Pedagógicos
Na escolha de um método pedagógico, o formador deverá ter em conta quatro factores essenciais:
A escolha do método, como escreve Lucília Ramos, é tudo menos inocente. Esta escolha pode determinar a "selecção" em termos de resultados finais. Não nos podemos esquecer que num grupo de formandos existe uma enorme diversidade de estilos e de ritmos de aprendizagem, e através da escolha e da aplicação correcta dos métodos os formador faz a gestão destas diferenças. Assim, se nenhuma escola é inocente, à partida qualquer escolha implica o sucesso ou o insucesso de alguns formandos.- As características dos formandos;
- As características do saber;
- O condicionamento e os recursos inerentes à situação de formação.
- O seu estilo pessoal.
Carlos Fontes
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