Qualifique este item
(0 votos)
A miopia é um erro de refração que ocorrequando a imagem refratada pela córnea e cristalino se focaliza antes da retina. A visão se torna borrada para longe e permanece boa para perto. Além da dificuldade visual, algumas pessoas podem sentir dor de cabeça. A dor normalmente é na região da testa (frontal) ou do lado de fora dos olhos (bitemporal). Surge da contração continuada dos músculos ao redor dos olhos que são utilizados para conseguir melhor foco. A dor de cabeça costuma a surgir no fim do dia, ou início da noite, ou ainda após algum tempo de esforço visual.
A miopia pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. As lentes de contato em geral só estão liberadas depois de certo de grau de amadurecimento do usuário, em geral por volta dos 15 anos. Já a cirurgia refrativa só é liberada em casos selecionados quando o interessado atende uma série de critérios de segurança.
A miopia normalmente inicia-se no fim da infância e começo da adolescência e costuma a evoluir até cerca dos 20 anos, quando por fim se estabiliza. A origem da miopia é controversa e uma série de estudos tentam explicar sua origem. Existe, sem dúvida, um fator genético importante. Filhos de pais com miopia tem mais chance de ter miopia do que filhos de não míopes. Porém o que justifica o aumento da miopia na população atual? O estilo de vida moderno tem alguma responsabilidade por isso?
Dados interessantes de estudos populacionais mostraram que as populações que moram no campo tem menos miopia do que populações urbanas. Populações altamente escolarizadas têm mais miopia do que as menos escolarizadas. O maior tempo de trabalho visual para perto como leitura, uso de celulares, tablets e videogames de mão foi correlacionado com aumento da incidência de miopia.
Trabalho visual para perto é o esforço visual que se situa ao redor de 30 cm. Os computadores de mesa (desktops) normalmente se situam a 60 cm de nossos olhos e televisão e videogames tradicionais mais distantes ainda. O uso destes não foi correlacionado com aumento da miopia. O problema está nos modernos gadgets como iPads, celulares, videogames de mão e os tradicionais livros de papel. Sim, eles mesmos.
Então os pais devem proibir os filhos de ler muitas horas seguidas?
Os benefícios da leitura são tão grandes que proibi-los seria como aleijar intelectualmente os filhos. Além da leitura tradicional, o uso de tablets em educação é uma tendência irreversível. É impossível remar contra a maré.
Como nos proteger do aumento da miopia? Um estudo em Sidnei mostrou um fator protetor. Crianças que praticavam atividades ao ar livre mais do que duas vezes por semana tinham menos miopia. Isto tem a ver com o metabolismo de uma substância chamada dopamina. A melhor coisa que pais podem fazer neste sentido é estimular seus filhos a estudar e ao mesmo tempo praticar esportes: futebol, vôlei, basquete, natação, corrida. Os benefícios não serão somente para os olhos, mas também para a socialização, condicionamento físico e controle da obesidade. A saúde ocular e bem como a saúde corporal dependem de um equilíbrio entre todas as nossas atividades. Mente sã, corpo são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário