terça-feira, 24 de novembro de 2015

Notícia

24/11/2015 05h00 - Atualizado em 24/11/2015 05h00

Crianças de Barra Longa falam sobre destruição da lama; VÍDEO

Município de 6 mil habitantes em MG foi um dos mais duramente atingidos.
G1 ouviu crianças que viram o rio de lama invadir a cidade e suas casas.

Fábio TitoDo G1, em Barra Longa
Cerca de 12 horas depois do estouro da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), uma enxurrada de lama chegou à cidade de Barra Longa pelo Rio do Carmo e deixou memórias que crianças que vivem ali dificilmente esquecerão.
Em visita ao local durante o último final de semana, o G1 ouviu meninos e meninas do município de apenas 6 mil habitantes, um dos mais diretamente atingidos pela lama. Veja no vídeo acima.
Barra Longa fica a cerca de 60 km de Mariana e, apesar do longo período até que a lama chegasse ali, não recebeu nenhum alerta oficial do risco que se aproximava. Moradores relatam que só sabiam de boatos e das notícias de que cidades mais próximas de Mariana estavam sendo atingidas, sem saber se a água e a lama teriam força para chegar até Barra Longa.
Descendo pelo Rio Gualaxo do Norte até adentrar o Rio do Carmo, que beira Barra Longa, o fluxo de lama foi tão grande que gerou um fenômeno impressionante. A lama não só seguiu rio abaixo como também foi no sentido contrário da água e subiu por cerca de 5 km, conforme mostra omapa abaixo.
Quatro pontes do município foram arrancadas praticamente inteiras pela lama e por tudo que ela arrastou. Uma das pontes desceu o rio por cerca de 1,5 km até parar perto da área central.
Mapa mostra por onde a lama chegou em Barra Longa (MG) (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário