segunda-feira, 2 de novembro de 2015


Saiba como participar da educação escolar de seu filho

Os Pais exercem um papel fundamental na educação de seus filhos e são os principais autores na criação de seu caráter. Por mais que uma família freqüente a igreja e seus filhos estudem em um colégio cristão, os pais permanecem sendo os modelos de vida e a fonte primária de todas as instruções que os filhos necessitam receber.
No contexto da educação escolar o interesse dos pais pelas atividades escolares dos filhos, pelas descobertas e a aquisições de conhecimento mantém o entusiasmo e o engajamento da criança pelos estudos da mesma forma que a falta de interesse dos pais pelos estudos do filho contribui para o desinteresse da criança pela vida escolar.
Por isto o desenvolvimento intelectual da criança depende em grande parte do apoio que ela encontra em seus pais.
Portanto sugerimos 10 itens com instruções para que os pais saibam como participar da educação escolar de seu filho.
1- Conheça e entenda o que é a educação por princípios;
Educação por Princípios é uma maneira de ensinar e aprender que coloca a Palavra de Deus no coração de cada matéria curricular e ensina o aluno como pensar e aprender. É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma caráter cristão, constrói uma erudição baseada numa cosmovisão cristã e habilita líderes servidores. Princípio significa “fonte ou origem de algo, causa primeira; aquilo do que algo procede; fundamento” são leis naturais de causa e efeito, universais e atemporais. Princípios direcionam o curso de nossa vida. Ao fazermos escolhas, as conseqüências serão definidas pelos princípios em que baseamos nossas ações. Raciocinar por princípios é refletir do interno para o externo, da causa para o efeito.
2- Seja um exemplo para seus filhos;
“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois a sabedoria emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” (Pv 4.7.)
A Educação começa assim que a criança nasce. Os exemplos que ela recebe em casa, na igreja e na comunidade ajudam a criar o interesse pelo saber e fazem com que ela valorize o aprendizado. Seja coerente, suas atitudes refletem as suas convicções. Como estudar é importante, comece você mesmo: Seja curioso, pergunte, questione, procure entender, informe-se, estude. Este é o melhor exemplo que você pode dar para o seu filho.
3- Mantenha abertos canais de diálogo com seus filhos;
Manifeste um genuíno interesse em saber o que está acontecendo na vida de seu filho perguntando-lhe sobre o seu dia e sobre a escola, mergulhe na sua vida e escute! Ressalte a importância de uma boa formação para sua futura realização profissional e pessoal. É importante que seu filho perceba seu interesse, envolvimento e comprometimento com a Educação dele. Não restrinja o diálogo a problemas com as notas, estimule-o sempre a querer aprender mais, procure saber como está seu convívio social e, principalmente, mostre interesse pelo o que ele está aprendendo. Pergunte sempre o que ele pode lhe ensinar de novo.
4- Mantenha comprometimento com o colégio de seu filho;
Deixe-os saber que você se preocupa com a escola que eles freqüentam. Incentive e reconheça o respeito aos professores e aos colegas, e o seu bom desempenho em atividades escolares e extracurriculares. Ajude a criança estar com o uniforme escolar sempre limpo e os materiais conservados. Os pais devem cuidar da higiene e saúde dos filhos. Leia comunicados e circulares que seus filhos trazem para casa. Se você não prioriza algo tão simples como o material escolar, você estará passando uma mensagem ao seu filho de que a escola não é tão importante. Pague pontualmente e com alegria as mensalidades escolares sabendo que este é um investimento que dará retorno para o resto da vida de seu filho.
5- Evite as faltas desnecessárias;
A freqüência do aluno à escola é a condição básica para ele aprender. é importante que os pais fiquem atentos aos horários da escola e se organizem para que eles possam estar presentes diariamente nas aulas e chegarem na hora certa. Eles precisam chegar pontualmente à escola, para não perderem nenhum conteúdo, bem como para poderem interagir com colegas, professores e funcionários. Chuva não é motivo para faltar da escola.
No início do ano letivo, ao realizar seu dever de efetivar a matrícula da criança, os pais devem também procurar ter conhecimento do calendário escolar.
6- Acompanhe o dever de casa;
É uma forma eficiente de você saber em que seu filho tem dificuldades e quais são suas maiores habilidades é acompanhar diariamente a realização dos deveres de casa.
O dever de casa deve proporcionar autonomia na criança. Assegure-se que seus filhos tenham um horário diário para estudar e fazer o dever de casa num horário em que serão produtivos. Estabeleça um horário fixo como uma rotina adequada para a realização do dever de casa, estudar revisando o conteúdo trabalhado em sala de aula e leitura de um livro indicado pelo professor ou escolhido pelos seus filhos e ajude-os a cumpri-lo, respeitando este horário sem outros afazeres ou distrações, como televisão. Ajude de fato. Não diga as respostas, ou pior ainda, não faça a tarefa de casa para eles. Acompanhe a aprendizagem, olhe os cadernos e, se for o caso, elogie o capricho. Mostre-se disponível e ofereça ajuda sempre que necessário, ainda que seja para ouvir seu filho ler algo interessante que achou nos livros. Os melhores estudantes são estudantes descansados. Fixe um horário de dormir específico, apropriado para a idade, para que eles tenham uma vida saudável e estejam sempre dispostos. Se os pais não têm condições, por falta de tempo ou mesmo de conhecimento, de ajudar a criança a fazer suas tarefas escolares, o melhor é pedir ajuda fora da família. Uma vizinha que estuda com o filho ou uma entidade que trabalha com reforço escolar pode ser uma ajuda preciosa.
7- Incentive o hábito da leitura;
O gosto pelos livros e pela leitura pode ser estimulado pelos pais desde o nascimento dos filhos, a literatura de clássicos desenvolve o gosto estético, inspira a imaginação, constrói um vocabulário nobre e cultiva expressão na fala e escrita. Literatura selecionada desenvolve um caráter cristão, conecta a criança aos grandes autores e a sua sabedoria, produz amor a Deus e à sua palavra, ao lar, a família, ao país, e o amor pela aprendizagem.
8- Fique atento ao desempenho escolar de seu filho;
Não basta mandar as crianças para a escola. Elas têm de aprender de fato o que está sendo ensinado. Acompanhe o boletim escolar do seu filho e, se for constatado um desempenho fraco, a primeira coisa a ser feita é procurar o professor ou a professora para saber o que está acontecendo, ouvir as recomendações e combinar um esforço comum da escola, da família e do próprio aluno.
9- Converse sempre com os professores e com a direção;
Conheça os professores, pois isso permite ao professor repassar para você as dificuldades e os méritos do seu filho, o que pode ajudar no acompanhamento familiar da vida escolar da criança. Esse contato também permite que o professor conheça a realidade da criança, ajudando-o a compreender e lidar com determinadas atitudes e comportamentos do seu filho.
10- Participe das reuniões;
Dê sua opinião. Incentive outros pais a participarem, Não tenha vergonha nem medo de apresentar o seu ponto de vista à diretoria e aos professores da escola. No diálogo aparecem boas idéias e podem ser encontradas boas soluções para os problemas do dia a dia escolar.

Fonte::

Nenhum comentário:

Postar um comentário