quinta-feira, 22 de outubro de 2015

o jogo na concepção de Vygotsky

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 na Rússia e morreu precocemente em 1934 por tuberculose. foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Para Vygotsky a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento infantil, principalmente porque oportuniza interações. Vygotsky defende que jogar e brincar atua na zona de desenvolvimento proximal do individuo, criando condições para que determinados conhecimentos sejam consolidados. Vygotsky defende uma teoria sócio-interacionista, onde primeiro o individuo aprende para depois se desenvolver, e a zona de desenvolvimento proximal é justamente um período onde a pessoa já possui certa potencialidade para começar a desenvolver determinada habilidade, mas que ainda não se consolidou. É o espaço em que a pessoa está em transição, em amadurecimento, por isso a intervenção através de oportunidades para interagir, conhecer e aprender serão determinantes para que a pessoa se desenvolva.



Diante da teoria sócio-interacionista, onde primeiro o individuo aprende para depois se desenvolver, Vygotsky reforça a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. É fundamental que a criança tenha oportunidades para brincar, se movimentar, conhecer, experimentar, sentir, descobrir, explorar, criar, interagir para que possam desenvolver suas potencialidades. A teoria de Vygotsky enfatiza ainda mais a responsabilidade do professor no desenvolvimento do aluno. É fundamental que os professores, em suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino, insiram jogos e brincadeiras com fins educativos, para que possam propiciar aos alunos excelentes experiências para que possam se desenvolver e aprender com maior facilidade.
O brincar desenvolve a função simbólica e a linguagem e trabalha com os limites existentes entre o imaginário e o concreto.
Para Vygotsky, o uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de “estimular o intelecto” proporcionando a conquista de estágios mais avançados de raciocínio. Quando o professor propõe situações de jogos na sala de aula, ocasiona momentos de afetividade entre a criança e o aprender, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.



Enfim, jogos e brincadeiras combinados ao processo de ensino, são uma excelente oportunidade de aprendizagem, além de propiciar as crianças desenvolvimento físico, motor, intelectual, psicológico, aprimorar as habilidades sociais, a interação e o raciocínio.

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