terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Educação Física costumeiramente é apresentada como uma disciplina cuja estrutura de aula é previamente moldada, ou seja, dada a priori. A intenção de incluir a disciplina de Educação Física na seção “Estratégias de Ensino” é mostrar que as aulas de Educação Física não apenas não precisam ser sempre iguais, como não devem ser sempre iguais.
É exatamente nesse ponto que se pretende contribuir: comprometendo-nos em mostrar alternativas didático-pedagógicas da área; exemplos práticos de trabalhos em sala de aula; e apontar elementos comuns entre a Educação Física e outras disciplinas, na tentativa de incentivar o trabalho interdisciplinar.
Para além desses pontos, as ressalvas sobre a especificidade da Educação Física em relação às outras disciplinas – o corpo e o movimento humano – sempre ganharão destaque, uma vez que esquecer essa especificidade significa desqualificar a própria disciplina.
Nesse sentido, o que se pretende na seção “Estratégias de Ensino” é incentivar o professor, por meio de alternativas pedagógicas, a apresentar ao aluno o universo da cultura corporal, objeto da Educação Física. Acredita-se que ampliando esse universo para além dos tradicionais esportes coletivos, principalmente o futebol, a disciplina pode mediar o contato do aluno com outras práticas corporais e até com princípios culturais distintos do seu, resultando em redução prática de preconceito contra o outro.

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