domingo, 11 de outubro de 2015


Chá Poético das Virtudes

Que tal fazer um chá das virtudes poético, hein!


Vamos trazer de volta os valores morais e incentivar as crianças a praticá-los. Infelizmente, os pequenos estão cada vez mais dependentes dos professores. Sabemos que a maioria dos pais trabalham e as crianças estão cada vez mais distantes de receber uma educação consciente de seus pais. Não é papel da escola, mas é papel do ser humano, pois a humanidade está cada vez mais violenta, fria e necessitando de amor, paz, serenidade, domínio próprio, solidariedade e tantos outros valores que precisam ser cultivados. Apoie e faça sua parte!

Você poderá trabalhar este projeto em uma semana. É importante que toda a escola participe.  No primeiro dia ,prepare um momento para trabalhar a definição de cada valor.  Leve os alunos à reflexão. Trabalhe os frutos do espírito citados na bíblia. No segundo dia, construa a árvore das virtudes com os alunos.  No terceiro dia, conte a história da Árvore Generosa , explore a história e fale sobre o materialismo, consumismo, e principalmente o amor incondicional da árvore. Elabore questões para que os alunos possam interpretar.  No quarto dia, proponha a construção de poesias que falem sobre o amor, a paz, a alegria, o temperamento e etc. Caso os alunos sejam muito pequenos, peça o apoio dos pais. Desta forma, eles participarão e entenderão a proposta do trabalho. No quinto dia, declame poesias com os temas das virtudes. No sexto dia, escolha as melhores poesias para serem declamadas e faça a culminância. Faça um chá gostoso para os participantes adultos e também sucos para as crianças, pois elas não gostam muito de chá. Prepare algo para acompanhar o suco, pode ser um bolo, biscoitos etc. 

Esse trabalho é maravilhoso! Além de incentivar a leitura, irá sensibilizar as crianças e fazê-las perceber que o mundo é melhor, se as pessoas forem melhores...

BOM TRABALHO!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

QUANDO O LOBO TEM FOME


QUANDO O LOBO TEM FOME

LITERATURA INFANTIL
" Apenas uma dica para quem gosta de contar histórias. Eu acredito que a educação ainda é o caminho para transformação do nosso país. A  interação, a afetividade e o simples ato de acolher pode mudar a vida de uma criança."

Essa é a história de um lobo que queria comer um coelhinho urbano, ele queria comer um coelho de pelo macio e decidiu ir ao encontro do bichinho que morava no 5º andar de um prédio em uma  grande cidade. A cada tentativa uma surpresa acontecia e impedia o lobo de chegar até o coelho. Até que apareceu uma personagem que mudou  completamente o rumo da história.

Quando li a história pela primeira vez, achei que não iria fazer tanto sucesso. Mas as crianças gostaram e sempre pedem o livro para levarem para casa. 

Comecei contando para as crianças que o lobo era bonitão, elegante e bem diferente do lobo mal que eles imaginavam. Além disso, o lobo era discreto e pretendia comer um coelhinho que também não era tão comum assim. Falei que no final iria haver uma surpresa e iria acontecer algo bem diferente do final  das histórias sobre lobos maus. Os pequenos ficaram na expectativa e ficaram ansiosos por conhecer a história. 
Convidei um menino para fazer o papel de lobo, escolhi o maior que havia na roda e depois escolhi o menor para fazer o papel do coelhinho. As outras crianças iam participando à medida que apareciam outros personagens. A cada cena retratada no livro, uma encenação. A história foi ficando interessante e no final todos estavam envolvidos, principalmente na hora que apareceu a loba. Enquanto narradora, criei, inventei, na verdade, aproveitei o que o narrador já havia escrito e complementei para dar um charme a mais no conto. Foi um sucesso! Vou ter que comprar mais livros, pois as crianças não param de procurar por ele.

Seja um contador de histórias, além de mudar a sua vida, você ira mudar a vida de muitas crianças...
Você pode contar para os filhos, sobrinhos, amigos, vizinhos, e até para os idosos que também gostam de ouvir belas histórias infantis. O amor é a medida certa para todas as coisas.

Drizya Alves

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Poema infantil - LETRINHAS MALUCAS

LETRINHAS MALUCAS
Resultado de imagem para desenho de letras infantil
DRIZYA  ALVES    

São tantas letras na escola
que quase não consigo aprender
o G parece com o J
o F se parece com o V.

Não sei quando é M
ou quando é N,
pois muito parecidas são,
por causa de uma perninha
eu crio a maior confusão.

O P e B é encrenca na certa
no lugar de um, coloco o outro e
a as palavras não ficam corretas.

Com o G, escrevo gilo?!!
Com o J, escrevo jibi?!!

Ou com o G, escrevo gibi e
com o J escrevo jilo?!!

Minha cabeça deu  um nó!
O G e o J me deixam tão confuso
que o caso é de fazer dó!

Com a Vaca eu corto o pão?
NÃO, NÃO, NÃO
Da  Faca eu tiro o leite?
NÃO, NÃO, NÃO

Essas letrinhas malucas
com os sons bem parecidos
me fazem errar tudo e
ficar bem confundido.



domingo, 26 de abril de 2015

O LIVRO CERTO PARA A IDADE CERTA




FORMANDO O ALUNO LEITOR

  Muitas dúvidas na hora de indicar  ou comprar o livro infantil? Será que a criança irá entender a linguagem abordada no livro?

Vai aí a dica:

PRÉ - LEITOR -  Aquele que ainda não está alfabetizado, as imagens dos livros infantis são predominantes e o conhecimento é adquirido por meio do contato. Os livros indicados são  aqueles formados por imagens e também aqueles com textos simples que identifiquem a imagem retratada. Neste caso, o adulto deverá sempre acompanhar o processo de leitura.

LEITOR INICIANTE -   Aquele leitor em processo de letramento, é a fase do contato com as primeiras escritas, ou seja, contato inicial com a linguagem verbal. Nesta fase, a criança tem uma bagem cultural mais ampla e já consegue produzir pequenos textos, ela já consegue perceber a realidade que a cerca.  Os livros indicados são aqueles que já possuem pequenos textos diretamente ligados às imagens. É bom que um adulto sempre esteja auxiliando no momento da leitura.

LEITOR EM PROCESSO -  Aquele que já tem o domínio da leitura. Já consegue organizar melhor o pensamento lógico. O incentivo dos pais é fundamental. Os livros indicados são aqueles que trazem textos um pouco maiores e um vocabulário com um grau mais complexo que na fase de leitor iniciante.

LEITOR FLUENTE -  Aquele que já tem uma maior compreensão do universo contido no livro. Nesta fase o leitor já formula hipóteses e já é capaz de deduzir conceitos. Os livros indicados são aqueles que cobram do leitor uma compreensão um pouco além do texto.




 INFORMAÇÕES BASEADAS NO CATÁLOGO  DE LIVROS INFANTOJUVENIS - EDITORA FINO TRAÇO, 2014

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O CARTEIRO CHEGOU - UMA HISTÓRIA LINDA!




O CARTEIRO DA COMARCA EM SEU UNIFORME AZUL...

O que você irá precisar para contar a história:

Uma bicicleta, alguém que possa fazer o papel do carteiro, e também das outras personagens, uma mesa de chá, uma bolsa de carteiro para colocar as cartas e muita criatividade. ( O interessante é encenar  de forma a chamar a atenção das crianças).


Prepare uma semana de história com os alunos.Cada dia da semana, o carteiro irá visitar uma das personagens. Ele sempre chega montado em sua bicicleta e fazendo muita festa com as crianças. É preciso pensar nas personagens que aparecerá na história, elas poderão ser retratados por meio de grandes desenhos, fantoches  ou pessoas caracterizadas. Uma mesa de chá deverá ser montada, pois a cada visita, o carteiro bebe um chazinho como convidado especial na casa em que entrega as cartas. As correspondências  que o carteiro entrega para as personagens poderão ser lidas pelas crianças no momento da contação.

O carteiro da Comarca Azul é bem descontraído e sai para entregar as cartas. Começa entregando uma carta para a família dos Três Ursos e logo depois, segue sua caminhada de carteiro visitando personagens inusitadas e vivendo diferentes aventuras. 

Essa história é um sucesso!

Público alvo - 07 a 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário