sábado, 3 de outubro de 2015

COMO INDICAR LIVROS PARA SEUS ALUNOS SEM DESMOTIVÁ-LOS?

Estudantes, assim como quaisquer outras pessoas, possuem preferências e desejos distintos. Isso também inclui a leitura de livros, revistas, folhetos e quaisquer outros tipos de obras.Para que isso não aconteça, os professores precisam estar atentos a cada um de seus alunos e a turma como um todo. Nem sempre será possível agradar a todos, mas o professor deve saber que é necessário manter todos os alunos motivados e dispostos a lerem com muita frequência, ainda que seja para diversão ou com finalidades acadêmicas.
Analisar a personalidade do estudante é fundamental antes de sugerir títulos e volumes. É preciso levar em conta também se ele possui predisposição e gosto pela leitura. Em caso negativo o professor pode sugerir livros com poucas páginas para que o estudante não se desanime e se sinta entediado por ter que ler um livro longo demais.
Leia este outro artigo com dicas práticas para professores estimularem o gosto pela leitura em adolescentes
Oferecer mais de uma opção pode aumentar as chances de conseguir fazer com que a classe toda se sinta interessada em ler. Além disso, tente não cobrar de seus alunos nos exames detalhes específicos demais dos livros. Os erros nas provas podem desmotivá-los a continuar lendo, visto que isso pode lhes parecer que eles não estão entendendo exatamente o que leem.
Ouvir sugestões dos alunos sobre quais os tipos de livros que eles gostariam de ler também ajuda a manter a motivação de toda a turma. Os professores não devem pressionar os alunos a lerem apenas o que eles querem ler.
Às vezes é sensato deixá-los à vontade para escolherem qualquer obra que tenham curiosidade de conhecer. Dessa forma os alunos irão se sentir mais encorajados e começarão a ler muito mais por conta própria.
Que tal aprender a ler inúmeros livros e obras em inglês? Com o Curso de Inglês da WFour Cursos, você vai aprender inglês de maneira descontraída, totalmente online e sem pagar mensalidades. Além disso, você irá contar com o aplicativo MosaLingua e lições em áudio para aprender de verdade! Clique aquipara conhecer mais sobre o curso e fazer a sua matrícula!

Por conta disso, sugerir volumes para leitura é uma tarefa difícil e delicada, que pode acabar por ajudar os alunos a se interessarem mais pela literatura ou fazerem com que fiquem completamente desmotivados.Ambiente de sala de aula com livros sobre as carteiras e um mapa pendurado na parede ao fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário