Dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula
Olá, professores!
Saber trabalhar em grupo é importante em qualquer profissão, por esse motivo é importante que as escolas proporcionem aos alunos atividades onde eles possam desenvolver habilidades para se destacar em um projeto em equipe, como a liderança, a pró-atividade, o respeito às diferenças e a colaboração. Mas você sabe como avaliar cada aluno nesse tipo de atividade? Veja as dicas.
Uma maneira de engajar os alunos no projeto disciplinar da turma é estimular a interação deles em sala de aula. Por esse motivo muitos professores dão “nota de participação”, que são pontos na média baseados na participação dos alunos em classe.
A presença na aula é um fator muito importante para a composição dessa nota, porém é preciso também estabelecer outros critérios de avaliação que sejam justos para todos os alunos e incluam os mais tímidos.
Como avaliar cada um aluno em sala de aula
- Uma forma de incentivar o aluno a se manifestar é organizar debates em sala de aula. É bastante importante qualificar as colocações do aluno e não somente considerar quantas vezes ele falou frente à turma. Então, é necessário que o professor crie uma lista com critérios de avaliação para acompanhar a discussão e, assim, avaliar bem a conduta de cada estudante.
- O professor deve levar em consideração elementos como o respeito a opinião dos colegas, se esse aluno presta atenção ao que está sendo discutido e se ele apresenta argumentos consistentes para defender sua ideia.
- Essas avaliações também devem ser feitas nas rodas de conversas em grupos, onde o professor deve participar acompanhando as discussões desses grupos por alguns momentos para observar como se desenvolvem.
- No final dos bimestres é importante que a turma receba um feedback onde sejam comentados os pontos em comum que o professor percebeu entre os alunos e pontos individuais de cada um, para que cada estudante possa trabalhar seu desenvolvimento de maneira mais qualificada.
- Também é bom que o professor dê ao aluno o poder de autoavaliação durante oprocesso de aprendizado, pois dessa maneira ele pode identificar onde ele precisa melhorar, onde tem mais dificuldades e assim progredir no aprendizado. No decorrer do ano letivo, o processo tende a deixar os estudantes mais conscientes de sua capacidade de expressão e produzir debates mais ricos para o aprendizado.
Essas dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula são para facilitar avida do professor na hora de dar a tal nota de participação. Esperamos que tenha ajudado.
Até mais!
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