domingo, 29 de novembro de 2015

Literatura Infantil / O Bosque das Figuras Planas / Ivete Raffa



O livro conta a história de Jopeto que ao criar um boneco no computador com figuras planas se surpreende ao perceber que o boneco começa a falar como no conto do Pinóquio construído por Jepeto com pedaços de madeira.
Pinóquio convida Jopeto pra ir com ele conhecer o Bosque das Figuras Planas. Ao chegarem lá são recebidos pela Rainha que avisa aos dois que só pode entrar no bosque o que tiver formato plano, sendo assim, Jopeto fica do lado de fora esperando Pinóquio fazer a visita ao bosque.
Dentro do bosque Pinóquio começa a passear e conhecer o local onde as árvores e folhas tem o formato triangular, depois vai para o espaço onde tudo tem quatro lados: quadrados, retângulos, losangos, paralelogramos, trapézios e quadriláteros não específicos.
Conhece o local onde se concentram os pentágonos regulares e irregulares. Árvores e flores possuem formatos pentagonais (cinco lados) e, depois, vai para o espaço dos hexágonos.
Atravessam o rio e encontram o outro lado do bosque onde tudo tem formatos arredondados (círculos, ovais e formas arredondadas não específicas).
Em cada local que passa pega uma folha e guarda no bolso (triângulo, quadrado.... círculo). A Rainha lhe pergunta porque ele está pegando uma folha de cada formato, ele diz que não está e desconversa. A Rainha diz a ele que não é necessário mentir e cada vez que ele mente o nariz dele crescerá mais um pouquinho, portanto se não quiser que o nariz cresça é preciso dizer a verdade.
Depois o livro traz outra história onde todos os personagens que habitam o Bosque das Figuras Planas se reúnem para uma Grande Festa, O Rei escolhia algumas figuras chamadas de figuras vip e, com elas, no centro da arena era possível construir várias coisas. Num dos dias escolheu algumas figuras que, juntas, formavam o Tangran. Depois de muita dança e diversão cada conjunto de figuras (tangran) formavam diferentes figuras. Numa dessas festas a Rainha se dá conta que as figuras redondas sumiram e vai atrás delas. Encontra-as chateadas, desoladas, se achando inúteis porque hoje tudo se transforma em pequenos quadradinhos no computador, nas máquinas fotográficas, nas imagens (pixels), mas com uma boa conversa faz com que as formas redondas vejam a importância delas no nosso mundo desde o sol, os planetas até as coisas que nos rodeiam e sem elas não teremos boas condições de viver. Mostra que elas também fazem parte do mundo e são importantes.
O livro traz inúmeras sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula com o objetivo de fixar os conceitos matemáticos enaltecidos nas histórias.
Atividades: Criar o Bosque das Figuras Planas e o Pinóquio utilizando as formas geométricas planas.
Objetivos:
a)    Através do conhecimento da história “O Bosque das Figuras Planas”, entender as figuras geométricas planas e suas nomenclaturas.
b)    Explorar a entender os conceitos matemáticos de forma divertida e integrada com atividades do dia-a-dia.
c)    Reconhecer as diferentes figuras planas.
d)    Criar o bosque de figuras geométricas planas, o Pinóquio e outros personagens utilizando as figuras planas.
1 – Pinóquio
Material: Papelão, Coleção Ecocores 21 cores (Novaprint), Cola branca (Acrilex), tesoura e fio flexível.
Modo de fazer: 
a)    Recorte formas para fazer o Pinóquio (círculo / cabeça e pés), triângulos (nariz, chapéu e mãos), retângulos (corpo, braços e pernas).
b)    Cole as formas em pedaços de papelão. Espere secar. Recorte as formas. O papelão serve para deixar o boneco mais firme.
c)    Faça furinhos nas partes com furador. Junte as partes com o fio flexível. Deixe um espaço entre uma parte e outra para que o boneco tenha movimento.  
2 - Sr. Quadrado / Sr. Círculo / Sr. Triângulo e Sr. Retângulo 
Material: Papelão, Coleção Ecocores 21 cores, Coleção Ecocores Textura Visual, Cola branca e tesoura.
Modo de fazer: 
a)    Recorte formas nos papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura Visual(círculo, triângulo, quadrado e retângulo). Cole sobre o papelão e recorte.
b)    Recorte formas para fazer os detalhes dos personagens (pernas, braços, rosto, cabelos, etc). Cole sobre as formas para montar os personagens.
3 – Bosque das Figuras Planas.

 
Material: Algodão cru (tecido), Tinta de tecido da Acrilex, pincel chato e largo nº 16, Coleção Ecocores 21 cores e Coleção Ecocores Textura Visual da Novaprint e tesoura.
Modo de fazer: 
a)    Pinte o bosque e o rio com as Tintas de Tecido da Acrilex.
b)    Recorte formas geométricas para fazer as árvores no papel Ecocores 21 cores. Cole sobre o bosque pintado.
c)    Coloque os guardiões do bosque: Dr. Círculo, Dr. Triângulo, Dr. Quadrado e Dr. Retângulo.
d)    Ao lado, coloque o Pinóquio (visitante do Bosque).
4 – Dedoches – Personagens da história “Bosque das Figuras Planas”
Material: Papel Ecocores 21 cores (Novaprint), Ecocores Textura Visual(Novaprint), olhos móveis, Big Canetas Hidrográficas da Acrilex, cola branca e tesoura.

Modo de fazer: 
a)    Faça os personagens da mesma forma que foram feitos os personagens para o Bosque das Figuras Planas. Recorte as formas principais duplas.  Cole somente nas laterais pra que a criança possa colocar o dedo no dedoche e consiga fazer os movimentos.
5 – Painel Bosque das Figuras Planas com imãs 
Material: Papel Ecocores 21 cores (Novaprint), Ecocores Textura Visual(Novaprint), painel  para fotos, Tinta Acrylic Colors da Acrilex, pincel, tesoura, imã de geladeira, cortadores em formato de flores.
Modo de fazer: 
a)    Pinte o painel de fotos com Tinta Acrylic Colors da Acrilex.
b)    Recorte as formas (árvores) e personagens. Cole um imã de geladeira por trás de cada personagem ou árvore.
c)    Coloque as formas sobre o painel. Recorte florzinhas com cortadores e cole sobre o painel.
Obs: Como as árvores e os personagens estão com imã por trás as crianças poderão muda-los de lugar várias vezes.
Observação: As atividades acima foram desenvolvidas pela professora Rosemeire Cinquetti com alunos da Ed. Infantil e Fund. I do Colégio Carlo Arrojado de Praia Grande - SP.

06 – Releitura do livro “O Bosque das Figuras Planas”
Material: Cartolina branca, Coleção Ecocores 21 cores, Coleção Ecocores Textura Visual, Giz de Cera Triangular da Acrilex, tesoura, Cola branca e moldura (papel Colorset vinho).
Modo de fazer: 
a)    Recorte algumas cartolinas em 4 partes (cada ¼ de cartolina será uma parte da história.
b)    Depois de lida e trabalhada a história, divida a sala em grupos e peça que cada grupo monte a história através de quadros com na sugestão a seguir. Cada quadro será um arvoredo de triângulos, outro de quadrado, círculos.... etc.
c)    Pinte o fundo com Giz de Cera Triangular e cole as árvores feitas nos papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura Visual.
d)    Todos os arvoredos juntos formarão o bosque.
 
Conteúdos trabalhados: 
- Leitura e escrita.
- Linhas, formas, cores, sobreposição, organização e proporção.
Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem.
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente converse com seus alunos sobre o que é um ponto, assim que entenderam o conceito, fale que quando um ponto se desloca ele deixa um rastro que chamamos de linha. Existem vários tipos de linhas: retas, sinuosas, quebradas e mistas.
- Fale sobre a possibilidade de uma linha sair de um lugar, dar uma volta e voltar pro mesmo lugar. Ela descreverá uma forma.
- Fale sobre as formas geométricas e onde são encontradas ao nosso redor, na natureza, nas coisas, enfim, em todos os lugares.
- Fale com as formas que possuem 3 lados chamam-se triângulos. As que quatro lados quadriláteros, cinco – pentágonos, seis – hexágonos, formas circulares e ovais. As formas chapadas são chamadas de formas planas as que possuem volumes são os sólidos geométricos.
- Converse bastante sobre todas as formas, peça que tragam exemplos.
- Mostre o livro “O Bosque das Figuras Planas”, conte a história e relembre com eles as formas já conhecidas.
- Divida a sala em grupos e peça que cada grupo faça a releitura do livro.
- Apresente as produções dos alunos aos pais e demais salas da escola.
- ao final do trabalho, faça uma roda de conversa onde as crianças dirão como foi trabalhar com o tema, o que relembraram e o que aprenderam de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário